+100%-
Newsletter
/ FAQ

FAQ

A Associação Pais-em-Rede (PeR) não tem como objectivo prioritário a prestação de serviços e apoios a pessoas com deficiência, mas sim o apoio às suas famílias no processo de inclusão dos seus filhos, qualquer que seja a idade e o tipo de deficiência/incapacidade. A luta contra a discriminação e a defesa dos direitos consignados na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência é um dos objetivos cruciais da Associação.

Pretende-se que haja uma rede de núcleos concelhios/locais, que reúna pais e profissionais para que, localmente, possam promover as melhores respostas para a inclusão da pessoa com deficiência e sua família. “Pensar global, agir local” poderia ser o nosso lema. A partilha de informação e a interajuda, a defesa dos direitos e mudança de mentalidades, são também objetivos da Associação.

Apesar de existir apenas desde Novembro de 2008, PeR implementou um grande e pioneiro projeto de apoio aos pais – Oficinas de Pais/Bolsas de Pais. Neste projeto participaram pais de 14 distritos de Portugal. Embora o financiamento do projeto tenha terminado, ele poderá ser replicado por iniciativa de núcleos, devidamente apoiados pela direcção do PeR e pelas estruturas da comunidade onde estão inseridos. Veja nos projetos terminados o que foi feito e qual a avaliação dos pais.
Em 2014, PeR tornou-se parceiro em vários projectos-piloto visando a inclusão socioprofissional de jovens com deficiência. Veja nos projetos em curso o que estamos a fazer.

Pais-em-Rede tem protocolos com várias organizações ligadas às pessoas com deficiência bem como a Universidades e organizações profissionais. O objectivo é construir parcerias para que possam ser criadas as respostas necessárias à Inclusão social.
Neste âmbito salienta-se o projeto “Escola em Rede” para formação de professores que decorreu em 2013 e abrangeu 80 professores, onde, a par com profissionais, 4 mães foram co-formadores. Veja nos projetos terminados o que foi feito e qual a avaliação dos participantes.

Informação e apoio na resolução de problemas concretos, esclarecimento de dúvidas relativamente aos direitos das pessoas com deficiência. Coloque as suas questões/dúvidas no local apropriado no nosso site e será contatado por um voluntário (pai ou profissional).
Privilegiamos uma intervenção individualizada a cada situação que nos for exposta.

A Associação trabalha fundamentalmente com voluntariado. Assim, pode colaborar connosco apoiando os vários projectos em curso nos diferentes núcleos ou apoiando-nos no escritório em Lisboa. Inscreva-se como voluntário no site, e será posteriormente contactado.
Pode também colaborar apoiando financeiramente a Associação - Clique em “Faça o seu donativo”.

Não existindo quotização obrigatória, para se tornar associado bastará preencher a ficha que está no site em “Junte-se a nós”. Pode fazê-lo enquanto familiar direto de pessoa com deficiência ou como cidadão empenhado na inclusão social (estando ou não ligado à área da deficiência).
A representatividade da Associação está directamente ligada ao número e características dos seus Associados, sendo importante que preencha todos os campos existentes na ficha.