+100%-
Newsletter
/ FAQ

FAQ

O que diferencia a Associação Pais-em-Rede de outras Associações de pais de pessoas com deficiência?

A Associação Pais-em-Rede (PeR) tem como objetivo prioritário o apoio às suas famílias no processo de inclusão dos seus filhos, qualquer que seja a idade e o tipo de deficiência/incapacidade. Existimos há 10 anos, e temos o estatuto de Organização Representativa de Pessoas com Deficiência.

Somos uma referência a nível nacional na luta contra a discriminação e a defesa dos direitos consignados na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

De que forma atua a Associação Pais-em-Rede?

Através de uma rede de núcleos concelhios/locais, que reúne pais e profissionais para que, localmente, promovam as melhores respostas para a inclusão da pessoa com deficiência e sua família. “Pensar global, agir local” é o nosso lema. A partilha de informação e a interajuda, a defesa dos direitos e mudança de mentalidades, são também objetivos da Associação.

O que já fez a Associação Pais-em-Rede pelas famílias das pessoas com deficiência?

Diariamente presta ajuda informativa e de apoio emocional às famílias que nos contactam.

O grande e pioneiro projeto da PER foi no âmbito do apoio aos Pais – Oficinas de Pais/Bolsas de Pais. Neste projeto inicial participaram 547 pais de 14 distritos de Portugal. Atualmente continuam a decorrer Oficinas de Pais em vários núcleos.

Tem projetos de apoio direto a jovens com deficiência ao longo de todo o ano, e promove de atividades de férias inclusivas em alguns núcleos.

Em 2019 inicia o grande projeto do CAVI – Centro de Apoio à Vida Independente, em Braga.

Que ligação tem a Associação Pais-em-Rede com outras organizações?

Pais-em-Rede tem protocolos com várias organizações ligadas às pessoas com deficiência bem como a Universidades e organizações profissionais.

Que ajuda posso ter da Associação Pais-em-Rede?

Informação e apoio na resolução de problemas concretos, esclarecimento de dúvidas relativamente aos direitos das pessoas com deficiência. Coloque as suas questões/dúvidas no local apropriado no nosso site e será posteriormente contatado.

Privilegiamos uma intervenção individualizada a cada situação que nos for exposta.

Como posso colaborar com a Associação Pais-em-Rede?

A Associação trabalha fundamentalmente com voluntariado. Assim, pode colaborar connosco apoiando os vários projetos em curso nos diferentes núcleos ou apoiando-nos no escritório em Lisboa.  Enviar mail para: info@paisemrede.pt

Pode apoiar-nos financeiramente quer com donativos e ou consignação do IRS.

O que preciso de fazer para me tornar Associado?

A representatividade da Associação está diretamente ligada ao seu número de  Associados, sendo importante que nos contacte para esse efeito através de: info@paisemrede.pt