+100%-
Newsletter
/ Oficina de Pais

O projeto Oficinas de Pais/Bolsas de Pais foi pensado para apoiar famílias de crianças com necessidades especiais e para as ajudar na exigente tarefa de educar estas crianças, participando ao máximo na sua vida e promovendo a sua plena inclusão social.

A participação dos pais inicia-se sempre pelo Nível 1 – Grupos de Apoio Emocional (GAE) em que se pretende que diferentes mães e pais se encontrem com os seus pares para troca de experiências, aprendendo a gerir as suas emoções e a compreender os efeitos do/a filho/a com deficiência na sua família, conseguindo assim identificar problemas e necessidades para que, posteriormente, possam encontrar as respostas mais adequadas;

Os GAEs decorrem em 7 sessões, a primeira e a última de 4 horas e as 5 intermédias de 2h. O horário será acordado com todos os inscritos. De acordo com a zona de residência da maioria, será escolhido um local com as condições necessárias – uma sala para as reuniões e uma sala para os filhos que venham estarem com os voluntários que possam “tomar conta deles”.

Os pais poderão, depois, integrar um 2º nívelGrupos de Fortalecimento e Co-responsabilização (COR) visa-se a aquisição de competências adequadas à gestão responsável do processo de educação e inclusão social do/a filho/a, qualquer que seja a sua idade e o tipo de incapacidade.

Se quiser ter informações mais detalhadas, aceda a http://paisemrede.pt/projetos/projetos-concluidos/

Diversos Núcleos estão a organizar GAEs: Sintra, Grândola, Braga e Lisboa. Caso haja muitas inscrições de outros concelhos onde temos Núcleos, poderão ser organizadas noutros locais.

A participação nas Oficinas de Pais/Bolsas de Pais é gratuita.

Inscreva-se aqui

Tagus Park
Síntese Azul
VdA
Opart
Mobilitec
Fundação Maria Cavaco Silva
Luso Atlântica
Gulbenkian
DGS
Nucase
Imago
Cision
Magisom
Fundação PT