+100%-
Newsletter
/ A Nossa História

A Nossa História

O projeto Pais em Rede formaliza-se a 5 de novembro de 2008 a partir de um grupo de mães que queriam mudar a sociedade, lutando pela inclusão dos seus filhos com deficiência. Estas mães compartilhavam uma experiência comum e perceberam a importância de se apoiarem mutuamente.

Em maio de 2009, a Associação começa a funcionar com base na Direção Nacional em Lisboa e a descentralizar-se em diferentes núcleos espalhados pelo país. Foi-lhe atribuído o estatuto de IPSS em 2010. Em 2014 é-lhe reconhecido o estatuto de Organização Não Governamental das Pessoas com Deficiência (ONGPD) a nível nacional pelo Ministério da Solidariedade e Segurança Social, o que lhe confere o grau de Parceiro Social na área da deficiência.

Sabemos que há uma grande falta de serviços de apoio às famílias que cuidam de uma criança/ jovem/adulto com deficiência e que estas enfrentam uma enorme variedade de obstáculos ao longo de toda a vida. Todos os estudos feitos salientam o enorme isolamento destas famílias que têm, diariamente, de enfrentar desafios práticos e despesas adicionais o que lhes trás, frequentemente, stresse acrescido, ansiedade quanto ao desenvolvimento e oportunidades para os seus filhos com deficiência e, enorme angústia quanto ao futuro.

Pais em Rede está aqui para todas as famílias com filhos com deficiência:

  • Apoiando-as no processo de inclusão dos seus filhos, qualquer que seja a idade e o tipo de deficiência ou incapacidade;
  • Reunindo-as para se entre ajudarem e se mobilizarem na luta pelos seus direitos e contra a discriminação;
  • Experimentando novas soluções de inclusão, sob a forma de projetos, cujas conclusões quer apresentar às forças políticas e entidades oficiais, para alterações legislativas, de acordo com Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Queremos que as famílias com filhos com deficiência se sintam informadas, fortalecidas, valorizadas e confiantes, capazes de tomar as decisões que lhes tragam, a si e aos seus filhos, melhorias na qualidade de vida.

Junte-se a nós nesta luta e “ajude-nos a ajudar” mais famílias com filhos com deficiência em Portugal.