Última atualização a 6 de Dezembro de 2020 às 18:23

Dia 3 de dezembro, celebra-se por todo o mundo o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência com lema Reconstruir melhor: em direção a um mundo pós-COVID-19 inclusivo, acessível e sustentável”

Isabel Felgueiras, Presidente da Mesa da A.G. da Pais-em-Rede explica o significado desta comemoração:

Tal acontece, desde 1992, por iniciativa das Nações Unidas ao querer promover junto dos diferentes Estados-Membros uma maior atenção e tomada de consciência em relação às questões da deficiência e à necessidade de medidas que garantam a inclusão em todos os aspetos da sociedade e a plena participação das pessoas com deficiência ou incapacidades. Um longo caminho tem sido percorrido no sentido das questões da deficiência passarem a ser assumidas como uma questão de direitos, procurando afastar-se, assim, da tradicional perspetiva assistencial.

UM NOVO PROJETO DO NUCLEO BEIRA-DÃO

Irina Rodrigues da Silva, responsável pela Coordenação e Gestão de Projetos traz-nos uma boa noticia: este ano o Núcleo Pais-em-Rede de Beira Dão foi o vencedor do Prémio BPI la Caixa Capacitar 2020, com o projeto Apoiar para Capacitar que recebe valor máximo apoiado pelo Prémio.

UM NOVO PROJETO DA DIREÇÃO NACIONAL

A PeR foi convidada para integrar o projeto pan-europeu Parenting Together (PAT) o que significa reconhecimento do valor das nossas iniciativas de apoio às famílias das pessoas com deficiência. Estamos orgulhosos!

NÃO ESTÁS SOZINHA(O)!

A pandemia agravou as dificuldades e o estado de ansiedade das famílias com pessoas com necessidades especiais, e o número de pedidos de ajuda pontuais que chegam à Pais-em-Rede tem aumentado consideravelmente. Decidimos por mãos à obra.

Luiza Azancot, membro do Conselho Fiscal, desafiou as suas competências e lançou-se numa aventura ao coordenador da campanha Não estás sozinha(o)! aproveitando a onda de solidariedade do movimento alimentado pelas redes sociais, Giving Tuesday, comemorado intencionalmente na primeira 3ª feira após dias de grande consumismo, BlackFriday e Cyber Monday.

HISTÓRIAS DE SUCESSO PARA VOS FAZER SORRIR

 Na rede das nossas famílias temos muitas histórias de sucesso.  Mas hoje queremos dar a conhecer as nossas estrela mediáticas:

Joana Cruz atingiu fama nacional ao participar com o seu par Celso Jumpe no Got Talent Portugal 2020 e atingir a final. Foi um momento extraordinário! Vejam aqui um resumo https://www.youtube.com/watch?v=c1io98ptapM

Teresa Pacheco, 23 anos, vive em Lisboa, e tem ideias muito definidas sobre a vida.

Afirma “A mais valia da vida independente é que posso escolher o que quero fazer para mim e se precisar a minha Assistente Pessoal ajuda-me. Isso dá-me a liberdade que mereço com todo o cuidado também”.  Gosta tanto de cozinhar que criou um canal Youtube com receitas deliciosas, onde mesmo a tempo para o natal.  Mostra como se fazem waffles deliciosos, salame de chocolate delicioso e para os quem quer manter uma alimentação saudável tem uma deliciosa receita de quiche de legumes. Sigam-na subscrevam o seu canal youtube https://www.youtube.com/channel/UCX8I2y-Jhdwa6mfXNn4XIBQ

MENINOS ESPECIAIS

Alice Vieira, 77 anos, jornalista e escritora, foi distinguida em novembro pelo Presidente da República como Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública e A cerimónia de condecoração teve lugar no Palácio de Belém, em Lisboa.  Parabéns Alice Vieira, distinção merecida!

A PeR tem uma relação especial com Alice Vieira, autora do bestseller da coleção Meninos Especiais, Olá! Eu sou o João –  Um Mundo só meu.

CONCERTO SOLIDÁRIO – SAVE THE DATE – 6 DE JANEIRO 2021

Realiza-se um concerto solidário a favor da Pais-em-Rede no dia 6 de janeiro de 2021, às 18h30, na sala D. Luís do Palácio Nacional da Ajuda.

O programa: “Hemisférios” – Música Luso-Brasileira para voz e guitarra

 

Leia o conteúdo completo da newsletter