A CAPACITAÇÃO DOS PAIS É ESSENCIAL PORQUE:
Os pais são a única constante na vida dos filhos
O seu isolamento é grande
A partilha de informação (profissionais/pais) é escassa (modelo do especialista é ainda o mais comum)
As decisões não estão nas mãos dos pais
As suas expetativas vão diminuindo à medida que a idade dos filhos aumenta
O desconhecido é sempre temido (preferem soluções tradicionais não inclusivas)
Este projeto pioneiro foi aprovado no concurso promovido pelo Alto Comissariado para a Saúde em Maio de 2010 e teve cofinanciamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Contou também com a parceria do ISPA – Instituto Universitário.
O projeto Oficinas de Pais/Bolsas de Pais foi pensado para apoiar famílias de crianças com necessidades especiais e para as ajudar na exigente tarefa de educar estas crianças, participando ao máximo na sua vida e promovendo a sua plena inclusão social.
A participação dos pais inicia-se sempre pelo Nível 1 – Grupos de Apoio Emocional (GAE) em que se pretende que diferentes mães e pais se encontrem com os seus pares para troca de experiências, aprendendo a gerir as suas emoções e a compreender os efeitos do/a filho/a com deficiência na sua família, conseguindo assim identificar problemas e necessidades para que, posteriormente, possam encontrar as respostas mais adequadas.
Os GAEs decorrem em 7 sessões, a primeira e a última de 4 horas e as 5 intermédias de 2h. O horário será acordado com todos os inscritos. De acordo com a zona de residência da maioria, será escolhido um local com as condições necessárias – uma sala para as reuniões e uma sala para os filhos que venham estarem com os voluntários que possam “tomar conta deles”.
Os pais poderão, depois, integrar um 2º nível – Grupos de Fortalecimento e Co-responsabilização (COR) em que se visa a aquisição de competências adequadas à gestão responsável do processo de educação e inclusão social do/a filho/a, qualquer que seja a sua idade e o tipo de incapacidade.
O 3º nível – Pais Prestadores de Ajuda (PAA) foi dedicado ao autoconhecimento e à reflexão/aprendizagem teórico-prática sobre a forma como se ajudam outros, tendo sido progressivamente construído, por todos, um documento orientador “Como caracterizar uma boa prestação de ajuda”.
O projeto Oficinas de Pais/Bolsas de Pais decorreu entre Março de 2011 e Outubro de 2014.
Realizaram-se 60 Grupos de Apoio Emocional GAEs em que participaram 547 pais em 14 distritos.
Realizaram-se 14 Grupos de Corresponsabilização Parental COR em que participaram 145 pais em 9 distritos.
Realizou-se 1 Grupo de Formação de Pais Prestadores de Ajuda (PPA) em que participaram 15 pais.
Em 2015 foi lançada a publicação “Redes que os pais tecem”, que pode ser encomendada através do e-mail: geral@paisemrede.pt
Em 2016 reiniciaram-se as Oficinas de Pais, em estreita colaboração com diferentes Núcleos Pais em Rede. Desde essa data, e até 2021, realizaram-se GAEs presenciais em Odemira, Almada (3), Guimarães, Santiago do Cacém/Santo André, Grândola, Olivais (Lisboa). A partir do início da Pandemia, os GAEs passaram a ser on line, a partir de Mangualde (2). Inscreveram-se nestes GAEs, 151 pessoas, embora só 95 tenham tido a assiduidade que exigimos para atribuir os diplomas de participação
Relativamente aos COR, organizaram-se 3 grupos, em Sintra, Olivais (Lx) e Almada, tendo 23 pais completado essa capacitação
Em 2022 realizaram-se, ainda, 2 COR on-line, abrangendo pais dos distritos de Mangualde e Setúbal, com uma mãe de Cabo Verde.
As novas Oficinas terão um formato misto (GAE+COR) e estamos a organizar grupos no Funchal, em Bragança e em Sintra.
Interessado em participar? Contacte-nos através de oficinasdepais@paisemrede.pt
Desejamos continuar a expandir as Oficinas de Pais para uma maior cobertura nacional, nomeadamente dos distritos de Portalegre, Guarda e Ilhas. Temos muitas famílias a aguardar novas Oficinas.
Ajude-nos a promover as Oficinas de Pais e faça um donativo para que possam continuar a ser gratuitas!
Última atualização a 9 de Janeiro de 2024 às 15:35