Última atualização a 2 de Março de 2022 às 22:55

Pais-em-Rede/SINTRA INCLUI + recebe Prémio Boas Práticas Regional Sul 2021

É com grande orgulho e satisfação que partilhamos que o Prémio Boas Práticas Regional Sul 2021 foi atribuído à candidatura Pais-em-Rede/SINTRA INCLUI +.

O júri decidiu premiar a Associação pela clareza e objetividade da fundamentação e operacionalização das vertentes de intervenção; pelo seu carácter inovador; pela forte articulação com a comunidade; pelos documentos complementares documentarem bem os aspectos menos desenvolvidos no formulário de candidatura, como a descrição da avaliação da eficácia e follow-up e, ainda o vídeo claro e conciso.

Promove a afirmação da psicologia, não só pelo número de profissionais que inclui, como pelas parcerias institucionais criadas. Cria uma resposta a uma necessidade relevante através de uma intervenção sistémica e abrangente envolvendo os destinatários, famílias, escola e comunidade.

No dia 8 de setembro, na sede da OPP na Av. Fontes Pereira de Melo em Lisboa, Júlia Serpa Pimentel, Presidente da PeR, partilhou todos os seus agradecimentos que podemos ler na íntegra aqui:

“Há dois anos tive a honra de receber, das mãos da colega Raquel Raimundo, o prémio de carreira da Secção Regional do Sul da OPP.

Nessa altura, terei dito qualquer coisa como “Muitos alunos, que fui tendo no ISPA foram/são voluntários em projetos da Associação Pais-em-Rede, pelo que acredito que o meu entusiasmo por esta causa os contagiou…”

O prémio de hoje, para a Pais-em-Rede e projeto Sintra Inclui +, veio demonstrar que o meu entusiasmo conseguiu, de facto, contagiar as 5 alunas do ISPA que atualmente integram a equipa do projeto – Carolina, Leonor, Filipa, Constança e Catarina.

Evidentemente que não posso esquecer a Ana Castro Santos, que é psicóloga formada na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da universidade de Lisboa… e não foi minha aluna….

Nem a Ana Sofia Mota, Assistente Social e que é a técnica aqui presente mais antiga neste projeto.

Uma palavra especial para a Drª Maria João Martins aqui presente (em representação do Município de Sintra), que aceitou a proposta concebida pela Drª Luísa Beltrão. Foram as duas, em colaboração com a Drª Lúcia Canha, as responsáveis pela implementação do projeto piloto Sintra Inclui.

Finalmente, um agradecimento ao Presidente da Câmara de Sintra, Dr. Basílio Horta, ao Vice-presidente, Dr. Rui Pereira e ao Sr. Vereador Eduardo Quinta Nova que, desde a 1º hora abraçaram o projeto Sintra Inclui.

Há dois anos disse, também, que “aos 70 anos era tempo de começar a passar o testemunho!”

Penso que este reconhecimento mostra que já o passei… e que tenho continuadoras de grande qualidade! São elas que merecem este prémio!

Tudo na candidatura foi concretizado pela equipa do Sintra Inclui+ e até o filme foi feito pelo João Marques Lima, um jovem de 18 anos (filho da Ana Castro Santos!) a quem quero também agradecer.

Espero que este reconhecimento redobre o entusiasmo de todas. Muito obrigada!”