Última atualização a 9 de Janeiro de 2024 às 14:58
OFICINAS PAIS EM REDE: DE PROJECTO A REALIDADE UMA REDE DE PAIS A NÍVEL NACIONAL
A Pais em Rede – Associação, constituída em 5 de Novembro de 2008, tem estatuto de IPSS desde 2010 e de ONGPD, de âmbito nacional, desde 2014. Tem como Missão promover uma efetiva inclusão social das Pessoas com deficiência ou incapacidade e suas famílias, privilegiando-se o apoio aos pais dessas pessoas.
É constituída por pais, familiares e amigos de pessoas com deficiência e desenvolve a sua ação através de uma rede de Núcleos em vários distritos do território nacional. São estes Núcleos que garantem a implementação local das várias iniciativas e projetos, em estreita coordenação e articulação com a Direção Nacional e o apoio dos profissionais que connosco trabalham.
O projeto Oficinas de Pais/Bolsas de Pais foi pensado para apoiar famílias de crianças/jovens com necessidades especiais e para as ajudar na exigente tarefa de os educar, participando ao máximo na sua vida e promovendo a sua plena inclusão social.
Iniciou-se como projeto experimental, em Abril de 2010 e, entre Março de 2011 e outubro de 2014, implementou-se em 14 distritos, com apoio e financiamento do Alto Comissariado para a Saúde/Direção Geral de Saúde e da Fundação Calouste Gulbenkian e parceria do ISPA – Instituto Universitário e de outras Universidades. A partir de 2016, as Oficinas têm sido implementadas com o apoio dos Núcleos Pais em Rede e já chegaram a mais 150 pais de diferentes distritos.
Durante a Pandemia, conseguimos continuar a fazer Oficinas de Pais, num formato On-line, o que permitiu a participação de uma mãe da Ilha terceira, nos Açores e uma mãe da Ilha de Santiago em Cabo Verde!
Fruto da Avaliação e Reflexão que temos vindo a fazer, em 2022 iniciaremos as Oficinas presenciais, com um formato ligeiramente diferente, com mais sessões que juntem a componente dos Grupos de Apoio Emocional (GAE) e dos Grupos de Corresponsabilização Parental (COR).
No “tempo GAE” pretende-se que mães e pais se encontrem com os seus pares, alargando a sua/nossa REDE de apoio informal. São essenciais valores como a Confidencialidade, o Compromisso, o Respeito, a Partilha. Pretende-se que diferentes mães e pais se encontrem com os seus pares para troca de experiências, aprendendo a gerir as suas emoções e a compreender os efeitos do/a filho/a com deficiência na sua família, conseguindo assim identificar problemas e necessidades para que, posteriormente, possam encontrar as respostas mais adequadas;
No “tempo COR”, as sessões terão um caráter mais informativo, salientando-se os direitos consignados na Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, nomeadamente no seu artigo 24, e nossa legislação. Visa-se a aquisição de competências adequadas à gestão responsável do processo de educação e inclusão social do/a filho/a, qualquer que seja a sua idade e o tipo de incapacidade.
Assim vimos convidá-los para participarem numa Oficina Pais em Rede. A participação será gratuita, mediante a inscrição como Associado da Pais em Rede, que pode ser feita on-line, acedendo a https://paisemrede.pt/quero-apoiar/#associado. A quota anual é de apenas 25€ e esse valor ajuda a Pais em Rede a cumprir a sua Missão.
As Oficinas decorrerão em 10 sessões, habitualmente quinzenais, a primeira e a última de 4 horas e as intermédias de 3h, num total de 32h. O horário será acordado com todos os inscritos mas, habitualmente, as preferências são os sábados. Decorrerão num local com as condições necessárias – uma sala para as reuniões e uma sala para os filhos que venham estarem com os voluntários que possam “tomar conta deles”.
Para informações mais detalhadas, aceda a https://paisemrede.pt/oficina-de-pais/ ou contacte o secretariado das Oficinas de Pais pelos telefones: 213960176/937407473 ou pelo e-mail – oficinasdepais@paisemrede.pt
Lisboa, 8 de setembro de 2022
A Presidente da Direção Nacional da Pais em Rede – Associação
(Júlia Serpa Pimentel)