Setembro 2022

Caros leitores,

Cá estamos de volta, depois de umas férias recuperadoras, prontos para retomar o apoio às famílias de pessoas com deficiência, em defesa dos seus direitos e em prol de uma sociedade inclusiva.

Durante o Verão não ficámos parados e queremos destacar os programas de alguns dos nossos núcleos.

O núcleo de Lisboa retomou o projeto Olivais em Férias +, interrompido durante a pandemia. Este programa permite dar ao cuidador um merecido descanso, enquanto os jovens, sob a vigilância de um grupo de monitores 5 estrelas, têm uma saudável e variada ocupação de tempos livres, o que lhes permite desenvolver competências pessoais e sociais.



Os testemunhos de alguns pais fazem-nos sentir orgulhosos, sentindo que atingimos o duplo objetivo: dar felicidade aos participantes e permitir o descanso dos seus cuidadores.

Cristina, mãe da Mariana, “a minha Mariana foi muito bem tratada, como se estivesse com outra família, uma família de coração que já sente saudades, e eu sei, porque quando vê as fotos vejo os olhinhos dela.”

Fátima e Paulo, pais da Érica: Nesta longa luta nunca tínhamos descansado nem por uma tarde que fosse, não sabíamos o que eram férias como casal pois deixamos de ser um casal e passamos a ser os pais da Érica. Posso dizer que dormi 12 horas por dia que descansei e que vivi como um casal normal.

Ana Paula, mãe do Rodrigo: “Em 20 anos da existência do meu filho, foi a 1ª vez, enquanto Cuidadora Informal, que tive o direito e a oportunidade de usufruir de 15 dias de merecido descanso.”Ana Paula e o seu marido puderem viajar, pela primeira vez, em 20 anos. Adivinhem onde foram!

Vamos desde já começar a angariação de fundos para repetir o programa para o Verão de 2023 com esperança de podermos dar esta felicidade e descanso a mais famílias e atender o pedido de Rosário, mãe do Tiago, “Espero que para o ano esta excelente iniciativa regresse, para que o Tiago Afonso tenha a oportunidade que teve este ano. Veio contente e muito feliz.”

UM ENORME OBRIGADA a todos os que tornaram possível a concretização destas duas semanas que decorreram entre 30 de Julho e 12 de Agosto: Cláudia Mendes e Helena Sabino, da Pais em Rede; Anabela Silva da Junta de Freguesia dos Olivais; Gina, monitores e staff da cozinha; Nato Charity Bazaar, que nos financiou, bem como aos diversos patrocinadores que apoiaram no transporte, “em géneros”, combustível e refeições.

O núcleo Pais em Rede de Grândola realizou o Espetáculo Inclusivo Puzzle no dia 07 de agosto, no jardim 1º de maio, em Grândola. Contou com o apoio do Município e da Junta de Freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra. Este espetáculo está integrado no projeto Abraç’Arte e marca o final do programa de Férias Inclusivas/2022 destinado a jovens da comunidade, com e sem deficiência.

Ao longo de mais de um mês de atividades diversificadas, os jovens experimentaram vários desafios e aprendizagens nas áreas da expressão corporal e musical, na dança contemporânea e artes circenses e na expressão plástica. As imagens falam por si!



O núcleo de Beira Dão, que tem atividades em Santa Comba Dão, Carregal do Sal e Mortágua, organiza anualmente um programa Férias para Todos, obviamente inclusivas, que este ano teve o apoio do INR I.P. e contou com a ajuda de muitos voluntários. Terminou com um lanche convívio no espaço exterior da sede do núcleo da Pais em Rede no Carregal do Sal com muita adesão da comunidade…. Na opinião de uma das organizadoras, Célia Cortez “a comunidade apareceu em peso porque são muito sensíveis ao trabalho que a Pais em Rede faz.”

Também o Núcleo de Mangualde, em parceria com o CLDS4G e o Centro Bujutsu de Mangualde, organizou duas atividades para integrarem o plano de ação do ATL de Verão da União de Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Baixa, de que também são parceiros. Esta atividade teve como objetivos promover a consciencialização das crianças/jovens da comunidade para a inclusão, para a importância de uma alimentação saudável e equilibrada, praticando “Todos na Cozinha”, assim como dar a conhecer o karaté e Parakaraté e experimentar esta modalidade desportiva. Ambas as atividades contaram com a participação entusiástica de todos!



Os membros de núcleo participaram, também, nos trabalhos do Dançando com a Diferença de Viseu, com visível alegria dos jovens!

Como vem sendo habitual, também o Núcleo Pais em Rede de Braga promoveu atividades desportivas e de lazer para o grupo de jovens apoiados no Núcleo ao longo de todo o ano. Foram à discoteca, à praia, ao rio e até experimentaram Paddle!


Como se pode ver, a PeR chegou as muitas pessoas, a muitas famílias, a muitas comunidades!

E isto é apenas uma pequena amostra! Se tivessem estado presentes na reunião de coordenadores, ocorrida em 25 de setembro, conheceriam os projetos dos núcleos atuais e também as intenções de potenciais núcleos que levarão o nosso trabalho aos distritos da  Madeira, Bragança e Beja.

E VERIAM QUE VALE A PENA PERTENCER E APOIAR A PAIS EM REDE.

https://paisemrede.pt/quero-apoiar/#apoie