Dezembro 2022
Conquistas de 2022
Será que o nosso trabalho de 2022 está a avançar no caminho da Capacitação das Famílias com Pessoas com Deficiência e da Mudança de Comunidades? Esta é pergunta que orienta a nossa reflexão do final deste ano.
Se considerarmos que:
- 101 Pedidos de Ajuda foram atendidos, através da linha SOS, até 30 denovembro de 2022 (num total de 511 Pedidos de Ajuda respondidos nos últimos 10 anos)
- 26 Pais Frequentaram as Oficinas de Pais
- 9 Pais iniciaram agora a sua participação num novo modelo das Oficinas dePais, na Madeira
- 10 jovens beneficiaram do Programa de Férias Inclusivas – Olivais emFérias + , dando felicidade aos participantes diretos e descanso aos seus cuidadores;
- 60 Jovens/Adultos com Deficiência ou Incapacidade, através do Projeto pioneiro Sintra Inclui +, tiveram, pelo menos, uma experiência deintegração socioprofissional;
- 11 Jovens/Adultos com Deficiência ou Incapacidade têm neste momento Contrato de Trabalho.
- 49 pessoas com deficiência ou incapacidade viram as suas vida e autonomia melhoradas por receberem apoio pessoal no âmbito do CAVI Pais em Rede de Braga
- Todos os Núcleos desenvolveram inúmeras iniciativas, demasiadas para serem todas elencadas aqui, envolvendo pessoas com Deficiência e respetivas famílias e a Comunidade onde estão inseridos.
A resposta é, inequivocamente, SIM!
As Oficinas de Pais chegaram à Madeira!
Neste ano, em que festejamos o 14º aniversário da Pais–em–Rede, conseguimos alargar a nossa intervenção ao Funchal. Tivemos o apoio da Direção Regional deEducação da Madeira na divulgação das nossas Oficinas de Pais e muitas inscrições. A primeira sessão das Oficinas de Partilha e Capacitação teve início no dia 19 de novembro e decorrerá ao longo em 10 sessões presenciais, habitualmente quinzenais, num total de 32h. No final da segunda sessão os participantes exprimiram o desejo de constituir um Núcleo da PeR no Funchal e assim participar mais ativamente no apoio e capacitação desta comunidade. As mães e pais estão agora a contactar mecenas e pessoas de boa vontade daMadeira que queiram financiar as despesas do núcleo para que possa cumprir a sua missão: encontrar uma sede, contratar um técnico e alguma verba para transportes de forma a dar apoio a toda a ilha. Se quiser contribuir para a criação do núcleo da Madeira, por favor contacte-nos através dos meios habituais.
Empregabilidade das Pessoas com Deficiência
O projeto pioneiro Sintra Inclui +, para a empregabilidade de pessoas com deficiência e a sua metodologia – Planeamento Centrado na Pessoa – é agora utilizado como modelo para empresas e outros projetos governamentais e privados (eg. NECI, no Algarve e, eventualmente, o Banco Santander).
Diferentes Núcleos da Pais em Rede têm feito um trabalho notável na inclusão dos Jovens que apoiam na Comunidade envolvente, alguns dos quais resultando emexperiências socioprofissionais e emprego.
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Na 30ª edição deste dia, França chamou a atenção para os direitos das pessoas com deficiência de uma forma “bombástica”. Durante a semana de 3-10 deDezembro o seu maior aeroporto, Roissy – Charles de Gaulle, passou a chamar-se Anne de Gaulle, o nome da filha do general que nasceu com Trissomia 21.
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Este é o cartaz vencedor do concurso do INR em 2022. Foi feito na APPACDM do Algarve com uma mensagem com que nos identificamos:
Este dia foi, também, celebrado por diferentes Núcleos da Pais em Rede. Salientamos apenas algumas iniciativas que tiveram maior visibilidade.
O Núcleo de Braga foi convidado a estar presente na inauguração da semana dainclusão, no dia 30 de novembro, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.
O Núcleo apresentou uma exposição fotográfica que intitulou às Portas da Inclusão, sendo o abrir da janela o símbolo da saída do confinamento.
No dia 8 de dezembro, a coordenadora do Núcleo Pais em Rede de Braga, Anabela Oliveira, recebeu o prémio de voluntariado na Gala da Synergia.
No dia 3 de dezembro, o Núcleo da Margem Sul organizou uma sessão onde se lançaram as bases para protocolos com a Associação Portuguesa da Síndrome do X-Frágil e com Associação Síndrome Pitt-Hopkins Portugal. Todos teremos a ganhar em unir as associações que tem objetivos e interesses comuns.
Também no dia 3 de dezembro, o Núcleo de Aveiro realizou, na FNAC de Aveiro, a inauguração a 2ª edição da exposição Feelings, com obras dos jovens apoiados, este ano sob o tema “A Transparência dos Sentimentos”. Esta exposição foi complementada com 5 mesas redondas, com a participação de Pais, Profissionais, Empresários e Pessoas com Deficiência, sobre temas que afetam as pessoas com Dificuldades Intelectuais e de Desenvolvimento.
Foi uma sessão de partilha riquíssima, onde se abordaram questões do acesso ao ensino superior, do papel da Arte e do Desporto na Inclusão, da Empregabilidade e Autonomia. Todas estas temáticas foram enquadradas na Convenção Internacional dos Direitos das Pessoa com Deficiência.
A próxima Newsletter dará uma cobertura completa dos conteúdos destas mesas redondas.
Na semana que se iniciou dia 5 de dezembro, o núcleo de Grândola organizou várias atividades sobre o lema Nem todas as incapacidades são visíveis.
Assembleia Geral da Pais em Rede
No dia 4 de dezembro realizou-se, em Aveiro, a Assembleia Geral da PeR. Apresentou-se detalhadamente o Programa de Ação da nossa Associação, elaborado com a participação de todos os Núcleos, bem como o Orçamento para 2023. Estes documentos, que tinham sido previamente enviados a todos os associados, foram aprovados por unanimidade e podem ser consultados emhttps://paisemrede.pt/o-que-
Newsletter MAVI
A Presidente da Direção Nacional da Pais em Rede foi convidada a escrever o editorial da edição nº 20 (dezembro 2022) da Newsletter do MAVI. Para a redação deste editorial, contou com a preciosa colaboração da Isabel Felgueiras, Presidente da Mesa da Assembleia Geral.
Podem ver esta e as anteriores Newsletters, acedendo a este link.
Antes de acabar o ano de 2022…
Agradecemos a todos os que nos apoiaram, particularmente à Fujitsu que nos doou computadores e, também, à Sílvia Pacheco e ao Branislav Stankovic (Bane), ambos colaboradores da Fujitsu, que concorreram com um projeto da Pais em Rede (que infelizmente não foi aprovado, mas sabemos que ficou no TOP5) e à Microsoft que nos cedeu o acesso ao OFFICE 365. Um obrigado especial ao João Fonseca e ao Pedro Saraiva, que passaram longas horas na sede de Lisboa e que ainda nos vão apoiar para uma maior eficiência no uso das novas ferramentas.
O TRABALHO VOLUNTÁRIO de todos os coordenadores de Núcleos E O EMPENHO de todos os que trabalham na sede, nos núcleos e nos dois grandes projetos com financiamento Europeu : CAVI e Sintra Inclui + NÃO TEM PREÇO. Sabemos que, frequentemente, o vosso horário é ultrapassado e, infelizmente, o que vos pagamos é menos do que mereciam. Mas a nossa sustentabilidade continua frágil… É um problema que ainda não conseguimos ultrapassar.
Por isso, apelamos ao apoio de todos os que leem esta Newsletter
Se puder, neste Natal faça um donativo, https://paisemrede.pt/quero-
Para os mais novos não esquecer os livros da coleção Meninos Especiais que pode adquirir online em: https://paisemrede.pt/meninos-
E, se se identifica com as causas que defendemos, torne-se Associado ou Associado Amigo. Aceda ao formulário aqui.
E 2023? O que já nos espera?
Temos muito trabalho pela frente, pois apesar das muitas ações realizadas sentimos que são uma gota de água no oceano da inclusão.
O primeiro grande evento – Apresentação dos Resultados do Projeto Erasmus + Parenting Together – ocorrerá no Ispa – Instituto Universitário, no dia 13 de janeiro. Contaremos com a presença da Prof. Doutora Ana Serrano que fará uma conferência intitulada Intervenção Precoce na Infância no Contexto Europeu.
Se tem filhos com menos de 7 anos ou trabalha com crianças dessa faixa etária e com as suas famílias, inscreva-se já através deste link.