Março 2024
1. UM OLHAR SOBRE O NÚCLEO DO FUNDÃO ATRAVÉS DE UMA CONVERSA COM O SEU COORDENADOR
Como e quando surgiu o núcleo do Fundão?
O núcleo do Fundão surgiu pela iniciativa de um professor de Ensino Especial, Fernando Oliveira. Nascido e criado zona, muito sensível a questões de inclusão e de intervenção precoce, em 2010 começou a investigar se haveria uma organização que desse apoio a famílias e onde ele sentisse apoio e partilha de valores comuns na sua luta por uma sociedade mais igual. Em boa hora encontrou a Pais em Rede! A fundadora e anterior Diretora, Luísa Beltrão deslocou-se ao Fundão em 2012 e o núcleo foi formalizado em 10 de maio de 2014. Seguidamente realizaram-se sessões de Oficinas de Pais com a presença de uma dezena de famílias e sob a orientação dele próprio e de uma psicóloga. Este grupo inicial foi a base do Núcleo.
O que o mantem motivado?
Por um lado, as necessidades das famílias e da comunidade em geral, comunidade essa que está agora em transição, uma vez que a zona do Fundão tem acolhido um bom número de refugiados e de imigrantes que falam inglês e outras línguas. O conceito de inclusão fica, assim, mais abrangente.
Por outro lado, o reconhecimento individual do seu trabalho: pode ser um mero sorriso de um utilizador dos equipamentos do núcleo do fundão, uma mãe/pai/cuidador que lhe diz ter ficado mais tranquilo…
A resposta da comunidade tem sido positiva. O Município não só formalmente reconheceu o seu trabalho incansável com a atribuição de uma Medalha de Mérito da Cidade, como funcionam como verdadeiros parceiros. Tanto é o Fernando Oliveira, PeR que bate à porta do Município como os vereadores o chamam para ter a sua opinião e colaboração em diversos projetos.
Projetos
Orgulha-se de ter promovido a criação de uma Sala de Estimulação e Integração Sensorial frequentada gratuitamente por crianças com deficiência, adultos e idosos que necessitam do bem-estar que esta sala proporciona. A qualidade de vida de todos estes frequentadores melhorou!
O Fundão tem um parque infantil, onde há baloiço e carrossel acessíveis a crianças com mobilidade reduzida, que é exemplo de uma boa prática da inclusão na comunidade tendo sido replicado por outros municípios.
O projeto Semente – formar para incluir e incluir – é um projeto de formação para assistentes operacionais em apoio individual a crianças com necessidades específicas, já replicado no núcleo da Margem Sul e em Mangualde, tendo Grândola também manifestado interesse nesse projeto.
Na calha mais projetos inclusivos para toda a comunidade a realizar com o apoio do Município, agrupamentos locais e outros parceiros:
- Gardunha Acessível” – Parceria com os caminheiros da Gardunha e Gardunha Viva, onde se pretende criar caminhadas acessíveis e inclusivas para todos na promoção de encontros intrageracionais.
- “Livros à Solta – Voar sem Asas” – Bibliotecas acessíveis e Inclusivas: duas já estão feitas e vão ser instaladas em breve, com livros para todos.
- “Acolher” na Pousada da Juventude nas Minas da Panasqueira – Um projeto em curso que visa ser um local para dar descanso ao cuidador.
A longo prazo pretende, ainda, implementar o projeto “Envolver”, que requer muita organização e cooperação, muita resistência e resiliência, mas que acredita ser vital: o apoio a nível hospitalar logo no início do diagnóstico de deficiência, envolvendo além de diversos profissionais famílias com experiência da deficiência.
Fernando Oliveira é uma pessoa de causas. Por isso, a par da sua profissão na área da Educação Especial/Inclusiva, se tem empenhado nas diferentes lutas pela acessibilidade e inclusão no Núcleo da Pais em Rede do Fundão.
O que tem caracterizado o núcleo
Promover a Inclusão das famílias nos diversos
Com estas e outras iniciativas a cidade do Fundão é mais acessível e inclusiva.
Parabéns Fernando, parabéns Núcleo do Fundão pelo vosso 10º Aniversário!
Inauguração do parque lúdico para Todos em 2015 (Todos a Brincar), sendo o Fernando a primeira pessoa à esquerda.
2. CAMPANHA DO IRS – CONTIGO EU CONSIGO
Temos um desafio para si!
Ultrapassar os 15 024,41€ recebidos relativamente ao IRS de 2022.
Contamos com a sua ajuda, que não tem qualquer custo para si, através da consignação do IRS.
Iremos empregar o montante recebido para continuar o nosso trabalho de apoio às famílias e Pessoas com Deficiência espalhadas por Portugal continental e Madeira.
NÃO PAGA MAIS, NEM RECEBE MENOS, basta escolher a Pais em Rede como entidade escolhida junto da Autoridade Tributária. São 6 pequenos passos que demoram 1 minuto.
-
-
- Vá ao Portal de Finanças
-
- Pesquise – Consignar IRS
- Escolher Comunicar Entidade a Consignar
- Pesquise Pais em Rede ou 508625866
- Confirme
Receberá a mensagem A comunicação foi submetida com sucesso
3. 6 DE ABRIL ASSEMBLEIA GERAL – SAVE THE DATE
No Sábado dia 6 de abril teremos a Assembleia Geral da Pais em Rede – Associação, para votação dos relatórios de atividades e de gestão.
Aproveitaremos esse dia para fazer, também, a Assembleia de Representantes.
Em breve seguirá convocatória para todos os associados e documentos a analisar e votar.