Apoiar para Capacitar

No dia 3 de março, o Núcleo Pais-em-Rede Beira-Dão iniciou a implementação do projeto “Apoiar para Capacitar”, cofinanciado pelo Prémio BPI “la Caixa” Capacitar 2020.

Este projeto envolve 24 beneficiários dos três concelhos de abrangência do núcleo (Carregal do Sal, Mortágua e Santa Comba Dão), aos quais estão a ser proporcionadas terapias (terapia da fala, terapia ocupacional, fisioterapia e terapia assistida por cavalos), durante 52 semanas.

Nas férias escolares, alguns destes meninos serão envolvidos em atividades de ocupação dos tempos livres.

Para a implementação do projeto, o núcleo conta com o apoio da Câmara Municipal de Mortágua que disponibilizou o espaço onde decorrem as sessões de terapia da fala e de terapia ocupacional destinadas aos beneficiários deste concelho e assegurará o transporte dos mesmos para Santa Comba Dão, aquando da realização das atividades de tempos livres, durante os meses de julho e agosto.

A Câmara Municipal de Carregal do Sal para além de ter cedido as instalações onde decorrem as sessões terapêuticas, assegura o transporte semanal de três meninos para a Quinta do Pombal, um dos locais onde se realiza a terapia assistida por cavalos.

A Câmara Municipal de Santa Comba Dão disponibilizará um espaço para o desenvolvimento das atividades de tempos livres, no verão, que acolherá as crianças/jovens dos concelhos de Santa Comba Dão e Mortágua, e ainda assegurará o transporte para o local onde se realizarão as referidas atividades.

 O núcleo conta ainda com o apoio do Agrupamento de Escuteiros de Santa Comba Dão que disponibilizou as suas instalações para a realização das sessões de terapia da fala e de terapia ocupacional, neste concelho.

Com os apoios prestados, pretende-se capacitar as crianças e jovens envolvidos no projeto, contribuindo para a sua inclusão na comunidade e para a melhoria da sua qualidade de vida.