Última atualização a 26 de Fevereiro de 2021 às 12:29

Newsletter #4 — Fevereiro

Ajudar sem custo

 

 

A entrega do IRS em 2021, referente aos rendimentos de 2020, é realizada de 1 de abril a 30 de junho. A consignação do IRS permite-lhe atribuir 0,5% do IRS liquidado que o Estado recebe a uma entidade escolhida por si. E sem qualquer custo: não paga mais nem recebe menos!

Se a sua intenção é ajudar a Pais em Rede, pode desde já indicar à Autoridade Tributária essa intenção.

1. Vá ao Portal de Finanças

2. Pesquise – Consignar IRS

3. Escolha – Comunicar Entidade a Consignar

4. Pesquise – Pais em Rede ou 508625866

5. Confirme

6. Receberá a mensagem: A comunicação foi submetida com sucesso.

Advocacy

Um trabalho menos visível, mas igualmente importante.

A Pais-em-Rede tem tomado posições públicas na Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência de uma forma continuada, no espírito da primeira frase do nosso lema:

  • Somos, desde há muito, membros do Conselho Consultivo do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH); Saiba mais aqui.
  • Participamos regularmente em Audições Parlamentares sobre temáticas ligadas à Educação Inclusiva, Estatuto do Maior Acompanhado, etc.;
  • Contribuímos, desde há muito para que os documentos, em Consulta Pública, reflitam o ponto de vista dos Pais. Fizemo-lo, em dezembro de 2020, com a Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência; Saiba mais aqui.
  • Participamos, desde o início, no Inclusive Community Forum (ICF) da Universidade Nova de Lisboa, contribuindo ativamente nos projetos de Empregabilidade e Educação e no Conselho das Famílias e Instituições. Saiba mais aqui.

Muitas vezes alertados pelos pedidos de ajuda que nos chegam, estamos particularmente atentas a casos em que a legislação em vigor não é cumprida.

Nessas situações temos tido intervenções junto do Ministério da Educação (Direção Geral de Educação – DGE – e Direção Geral de Estabelecimentos Escolares – DGEstE) e, muito recentemente, junto da Secretaria de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência referente ao atraso na primeira avaliação do grau de incapacidade de pessoas com deficiência.

Esta situação é especialmente preocupante pois sem avaliação por uma junta médica, não há emissão do Atestado Médico de Incapacidade Multiuso (AMIM). Sem AMIM fica vedado à pessoa com deficiência quaisquer dos benefícios a que tem direito (prestação complementar do abono de família, prestação social para a inclusão, etc.).

Grândola – Mais uma Câmara Municipal a acreditar na Pais-em-Rede!

CULTURA PARA TODOS

As autarquias são aliadas indispensáveis para cumprirmos a segunda parte do nosso lema: mudando comunidades. Há várias autarquias que reconhecem o nosso trabalho e que nos apoiam financeiramente e/ou com cedências de espaço. Quando esse apoio visa ampliar e dar maior visibilidade à nossa missão, ficamos mais orgulhosos e certos que o caminho é este!

O Município de Grândola, com a colaboração do Núcleo Pais-em-Rede desse concelho, viu aprovada, em dezembro de 2020, uma candidatura ao Programa Operacional Regional do Alentejo. O projeto CULTURA PARA TODOS tem como objetivo dar continuidade à implementação de políticas inclusivas, promotoras dos direitos de TODOS os cidadãos e da construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Com a duração de três anos, visa promover a acessibilidade plena aos equipamentos culturais e reforçar a oferta de atividades culturais e artísticas para todos, incluindo a participação das pessoas com deficiência nessas atividades culturais. Terá a participação do grupo Dançando Com a Diferença, sob a Direção Artística de Henrique Amoedo que, no final do projeto, poderá deixar em Grândola um polo “Dança Para Todos”.

Esta iniciativa da Câmara Municipal de Grândola surge na continuidade de alguns dos nossos projetos nesse concelho, nomeadamente na promoção de práticas artísticas e culturais, que dessem especial atenção à inclusão social e cultural de pessoas com deficiência, que culminaram em belíssimos espetáculos, ocorridos no Casino de Troia, entre 2017 e 2019. Saiba mais em aqui.

ACP

Temos o prazer de anunciar que estamos presentes no site do Automóvel Clube de Portugal (ACP) como uma das organizações validadas por esta importante instituição portuguesa. Saiba mais aqui.

 

Agradecimentos

Concerto Solidário Palácio da AjudaAos músicos Mariana Fabião e Gonçalo Cordeiro e à Direção Geral do Património Cultural (DGPC)Realizou-se no passado dia 6 de janeiro 2021 um concerto solidário de Canto e Guitarra numa magnifica sala do Palácio Nacional da Ajuda. Apesar da limitação de lugares, foi uma noite muito inspiradora para os espectadores e proveitosa para a PeR: angariámos mais de €750, que destinamos a suprir as necessidades dos projetos em curso.

 

À Lux Woman e sua editora Ana Cáceres Monteiro que publicou, no número de Fevereiro de 2021, nas bancas até 20 de Fevereiro, uma extensa entrevista com a presidente da PeR, Júlia Serpa Pimentel, dando assim grande visibilidade ao seu trabalho em prol da luta pela inclusão das pessoas com deficiência e à Associação que dirige desde Abril 2019